Títulos / Postagens
Capa » Estudos » Fases

Fases

nuha dança do ventre

 

Atos 5.1-16

Em que fase você está?

Vamos abordar um pouco mais a fundo algumas fases que o apóstolo Pedro passou.

Vemos no texto (Atos 5.1-16) Pedro com autoridade e poder em Deus, sendo usado para contribuir para o reino, mas, quem era Pedro? Por quais fases ele passou?

Pedro foi o primeiro discípulo a ser chamado por Jesus, e na palavra diz que ele largou tudo para segui-lo, não houve meio termo, mas sim uma decisão.

Jesus disse: “Vinde a mim, e Eu o farei pescador de homens”. Pedro teve muita resistência para passar por algumas fases que apareceram no começo de seu ministério:

1ª fase: Obediência (Mateus 4.18-22)

Não foi uma tarefa fácil Jesus fazer o chamado a Pedro, porque a pesca era até então seu único meio de sustento, porém Pedro obedeceu e imediatamente foi tocado pelo chamado de Jesus.

É nítido que quando não obedecemos não há como Jesus agir, pois a obediência permite o querer e o efetuar segundo Sua vontade.

2ª fase: Fé (Mateus 14.25-33)

Aqui vemos que Jesus chama e desafia Pedro para vir até Ele andando sobre as águas, mas ele sem fé afundou.

Em nossa caminhada se não confiarmos cegamente na voz e no agir de Deus afundamos! O que tem gritado dentro de nós? Estamos realmente ouvindo a voz de Deus? Ou a voz do diabo? Ou quem sabe a nossa própria voz?

3ª fase: Reconhecimento (Mateus 16.13-16)

Aqui Pedro inicia uma grande fase, pois em um momento onde Jesus pergunta a todos quem Ele era, Pedro prontamente responde: “Tu és o Cristo, Filho do Deus vivo”.

Existe uma grande diferença em falarmos de Jesus e de fato sabermos quem é Jesus, Pedro estava falando de uma pessoa a qual ele sabia quem era. Alguns discípulos diziam que Jesus era Moisés, outros que Ele era Elias, mas Pedro reconheceu que Jesus era o Cristo, Filho do Deus vivo.

Nós sabemos de quem falamos? Ou só falamos porque ouvimos outros falarem? Ou O conhecemos porque andamos com Ele?

Não há como falarmos que andamos com Deus se os nossos frutos dizem o contrário, a palavra diz que assim fazemos Deus mentiroso! Uma árvore boa não pode dar maus frutos, assim como uma árvore má não pode dar bons frutos!

4ª fase: Traição / Negação (Mateus 26.69-75)

O que nos chama a atenção neste texto é que Pedro temeu quando todos perguntaram se ele era um dos que andavam com Jesus. Todos o reconheciam pois ele se parecia com Jesus, mas Pedro negando disse que não o conhecia.

De fato vamos passar pelo tema negação, afinal quantas vezes não negamos a Jesus? Através de palavras, atitudes ou decisões que negam que servimos a Ele?

Quando somos nova criatura, o pecado não nos domina, podemos até pecar, mas O que habita dentro de nós é mais forte e faz com que produzamos frutos de arrependimento que nos possibilita aproximação com Deus. (II Coríntios 5.17)

Em Atos 5 vemos um Pedro novo, um Pedro mudado e usado nas mãos de Deus, mas vemos também que ele se depara com um espírito que estava em Ananias e Safira, espírito este que um dia habitou nele, espírito de mentira e engano, pois Ananias e Safira queriam enganar a Deus. Pedro estava preparado para lidar com esta situação, pois estava revestido.

Muitas vezes vamos nos deparar com situações que já caímos anteriormente, porém vamos estar preparados para vencê-las. É com o nosso próprio erro que vamos abrir os olhos de muitos, porque já passamos desta fase e fomos aprovados!

Porque o tema é fases?

Pedro teve que passar por várias fases e mudanças na sua vida para poder ser testemunho vivo em sua geração! É como acontece conosco, passamos por várias transições. Será que estamos passando de fase ou estamos estacionados em nossa zona de conforto? Quantas vezes retrocedemos à mesma fase?

Muitas vezes Deus permite situações em nossas vidas para o nosso crescimento, aprendizado ou para nos exortar, mas tudo isso tem um motivo: “Passarmos de fase” (Efésios 5.11-21).

Que os nossos olhos sejam abertos para o mais de Deus e que o Senhor nos revele tudo em que um dia fomos reprovados para sermos aprovados.

Reflexão:

Em qual fase estamos?

Quantas vezes Deus já nos falou, mas não demos ouvidos à Ele?

“Quem tem ouvidos ouça, o que o Espírito diz a igreja”.

 

Escrito por: Emelin Cristina Gonçalves

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

3 comentários

  1. Lindo texto!

  2. Rogerio Carvalho

    Reflexão sensata !!

  3. I hate my life but at least this makes it bearebla.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*