Títulos / Postagens
Capa » Estudos » Formação e orientação de um pai

Formação e orientação de um pai

pai-e-filho

Mordecai ou Mardoqueu foi um grande discipulador, cuidador de Ester pois ela havia perdido seus pais. Ele era primo dela, e viviam como cativos no reino de Assuero Xerxes.

Ester foi chamada naquele tempo para um “concurso” onde a mais bela seria rainha de Assuero, porém ela não declarou que era judia.

Ester 2

10 Ester, porém, não declarou o seu povo e a sua parentela; porque Mardoqueu lhe tinha ordenado que o não declarasse. 

   11 E passeava Mardoqueu cada dia diante do pátio da casa das mulheres, para se informar de como Ester passava e do que lhe sucederia.

Todos temos uma vocação pessoal, seja ela de cozinheira, tesoureiro, médico, engenheiro, missionário, presbítero ou pastor. Cada um dentro de seu chamado, e de sua perspectiva ministerial, mas temos que entender que quanto mais “alto” perante aos olhos das pessoas estamos, mais servos temos que ser.

Lucas 12

48 ….. De todo aquele a quem muito é dado, muito será requerido; e daquele a quem muito é confiado, mais ainda lhe será exigido.

Um “pai”, discipulador, é um gerador de pessoas a imagem de Jesus. Ele aponta a estratégia correta a ser executada para que em um tempo oportuno, e direcionado por Deus, seja manifestada a vontade de Deus sobre seu filho.

O “…ide, fazei discípulos…” tem que ser vivido por cada um de nós. Todos temos a função de gerar pessoas não a nossa própria imagem, mas a imagem de Jesus, sendo assim formando pessoas com características pessoais próprias, porém com o caráter de Cristo impresso na vida de cada discípulo.

Quantos filhos espirituais você tem? Quantos discípulos você já fez?

Temos encontrado nesses dias uma geração de Mordecai e também uma geração de Hamã.

Alguns envolvidos com o Reino, e compreendendo Mateus 6:19-21 “…. não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem corroem, mas sim no céu…. aonde estiver o teu tesouro, ali estará o seu coração…”. Ou perdemos a nossa vida (prazeres, tempo com amigos, etc) aqui, para ganharmos uma eternidade ao lado dEle, ou ganhamos nossa vida aqui, e viveremos uma vida eterna sem Ele em choro e ranger de dentes.

A geração de Hamã está mais preocupada, com um terno bem passado, e deixando o relacionamento com Deus e o seu serviço ao corpo em segundo plano.

Gere filhos, cuide e oriente.

Mordecai esperou o tempo certo para Ester se manifestar como judia ao rei Assuero. E quando se manifestou, ela salvou a vida de Mordecai, revelou a identidade corrupta de Hamã, e gerou paz para seu povo que estava sob servidão.

Discípulos gerados a imagem de Cristo geram proteção, e não ciúmes em seus discipuladores. Um pai quer sempre ver o filho ser melhor que ele.

Pais, cuidem de seus filhos.

Filhos, protejam vossos pais.

 

Escrito por: Pr. André Gonçalves

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Um comentário

  1. Amo essa palavra , vejo o filme sempre , mulher sábia , palavra de amor , temos que mudar nos primeiro , mudar mente pequena , pensar como Ester , pensar no reino … linda palavra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*